All for Joomla All for Webmasters

União Espírita “PAULO DE TARSO”

UNIÃO ESPÍRITA “PAULO DE TARSO”

Rua Solon de Lucena, 56 – Centro
Taperoá – Paraíba
CGC 40.95l.864-2498

O ESPIRITISMO

Doutrina dos Espíritos, é mais uma opção de religião além do Catolicismo e seus dissidentes. Fundada por Allan Kardec, pseudônimo do pedagogo Hipollyte Leon Denizard Rivail, na França de l857, foi trazida ao Brasil pela elite que costumava estudar na Europa. Atualmente, funcionam no país l0.000 Centros Espíritas, duzentas Editoras que já venderam 22 milhões de exemplares de sua Codificação. Segundo a Revista Veja, são 40 milhões de brasileiros que, se não freqüentam os Centros Espíritas, acreditam nos seus postulados. O Espiritismo prega que a vida não acaba com a morte , isto é, a vida presente não é a única, continua e é possível a comunicação entre vivos e mortos, através de médiuns. No Brasil, o mineiro Chico Xavier se tornou celebridade pelo atendimento a caravanas de crentes em busca de contato com seus entes queridos, pelos mais de 400 livros que escreveu, com edições de 30 milhões de cópias. O Espiritismo oferece explicação para as provações e conforta os que sofrem. Os adeptos da Doutrina de Kardec costumam se reunir para orar nas residências, no chamado Evangelho no Lar, visitam presos nas cadeias, doentes nos hospitais, pedem aos que tem mais para dar aos necessitados. Sua bandeira é “Fora Da Caridade Não Há Salvação”.

O CENTRO ESPÍRITA

O Centro Espírita “Paulo de Tarso”, da cidade de Taperoá-Pb, adeso à Federação Espírita Paraibana, foi fundado a l7 de dezembro de l986. O médico Antônio Cassimiro de Sousa, natural da cidade de Sumé, na Paraíba, foi seu primeiro Presidente, permanecendo até 1991. Participaram de sua fundação Lindalva Francisca de Sousa, Ana Lúcia da Silveira Montenegro, Lenira Barbosa de Maroja, Elizandra Neres Torres , Pepables Alves, Maria de Fátima Rafael, Hosana Lourdes da Nóbrega, Elisa Barreto Vidal, Maria de Fátima Diniz, Jacyra Jandyra Gusmão, entre outros. Emmanuel Ferreira de Souza figurou como o segundo presidente, num curto espaço de quatro meses, por ter sido transferido para a Capital, em l992. Assumiu então a presidência Elizandra Neres Torres, até 1994, quando repassa o cargo para Antônio Cristóvão Vilar, que se mantém até os dias atuais.

No início, o Centro tinha como característica o fenômeno mediúnico, quando eram trazidos, até de outras cidades, doentes espirituais para tratamento com a médium Dalva Cassimiro, que iniciou uma assistência social, doando sopa e mantimentos a meninos de rua, no quintal de sua casa.

As duas administrações seguintes deram continuidade a essas tarefas. A administração de Antônio Cristóvão, que conta com o apoio de Terezinha Pires, Zilda Alves, José Fernandes, Hozana de Lourdes, Áurea Lúcia, entre outros, vem sendo marcada pela assistência ao povo que sofre com as estiagens, distribuindo-se, no dia da feira, que acontece aos sábados, sopa aos feirantes, mantimentos aos carentes, etc. O Centro sai de dentro de suas paredes e vai ao encontro dos necessitados, nos sítios e periferias, levando-lhes alimentos, roupas, objetos usados, medicamentos, a exemplo da chamada pomada milagrosa “Vovô Pedro”, desenvolve a Campanha do Quilo, pedindo, de porta em porta, um quilo de alimento que é utilizado na preparação da sopa dos feirantes e das crianças, sendo o restante distribuído com os carentes. Os profitentes do Espiritismo fazem o Evangelho no Lar, visitam os doentes nos hospitais, os presos nas cadeias, distribuem enxovais para mães gestantes. Tudo isso aliado a uma assistência espiritual, indo da periferia de Taperoá até os sítios, atingindo a zona rural das vizinhas cidades de Desterro, Salgadinho e Junco do Seridó. De forma que o “Paulo de Tarso” goza do respeito e da admiração do povo da cidade, mantendo um bom relacionamento com o padre e os representantes das outras religiões.

Hoje, o Centro recebe palestrantes de Patos, Campina Grande, João Pessoa, Recife, que são recepcionados por Zilda Alves, em casa que mantém em Taperoá.

Os visitantes ficam encantados com a boa assistência espiritual e o entusiasmo de seus trabalhadores. No calendário do Centro está gravado sempre o festejo do Dia das Mães, do Dia das Crianças, da Páscoa e do Natal.

O Centro Espírita Paulo de Tarso funciona à Rua Solon de Lucena, n° 56, no Centro de Taperoá, Paraíba. Telefone : 3463.2498.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top