All for Joomla All for Webmasters

Ciclo Junino em foco

Alunos de jornalismo lançam livro-documentário sobre ciclo junino

O Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba irá lançar, no dia 6 de junho, às 17h, no Teatro Rosil Cavalcanti, o livro-documentário “Ciclo Junino em foco: tradição viva”. Alunos de jornalismo lançam livro-documentário sobre ciclo junino

O Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba irá lançar, no dia 6 de junho, às 17h, no Teatro Rosil Cavalcanti, o livro-documentário “Ciclo Junino em foco: tradição viva”. O livro é de autoria de alunos do 2º ano do Curso de Comunicação Social, em cumprimento a uma das atividades da disciplina Jornalismo Opinativo, Interpretativo e Investigativo.

A obra relata a trajetória da tradição junina desde o dia de São José, comemorado em 19 de março, quando é iniciado o período de colheita do milho, até o período de realização das festas juninas, nas quais fica evidenciada a concepção da indústria cultural.

De acordo com a professora Gisele Sampaio (foto), coordenadora da produção do material, a idéia é partir do religioso para o profano, mostrando alguns dos aspectos que compõem o cenário cultural, social e financeiro no qual a sociedade nordestina está envolvida nesse período.

Ainda segundo Gisele Sampaio, essa atividade é de fundamental importância, pois é um produto do que os alunos aprendem em sala de aula, além de servir como laboratório para que eles conheçam as funções inerentes ao jornalismo.

O trabalho é inédito do Curso de Comunicação da UEPB, por se tratar de um livro-documentário. Foram estudados aspectos da tradição junina em cidades da Paraíba e Pernambuco, entre elas, Monteiro, Itaporanga, Santa Luzia, Taperoá, Campina grande, Caruaru e Santa Cruz.

“Ciclo Junino em foco: tradição viva” será distribuído em bibliotecas da Universidade Estadual e dos departamentos de Comunicação de outras universidades.

taperoa.com
PB Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top