All for Joomla All for Webmasters

Em Taperoá: Assentados dão exemplo de enfrentamento a seca

asentamentomst4.jpg

Em meio a tanta seca no Brasil e principalmente aqui no cariri paraibano, ver uma vasta plantação com seus mais diversos tipos, não é uma cena comum. Mais em uma das cidades  polo do cariri paraibano, mais especificamente no assentamento José Moreira antiga fazenda Panati em Taperoá , os assentados que constroem a luta do MST ( movimento sem terra ) tem dado grandes exemplos  de resistência e convivência com a seca e através de iniciativas bem sucedidas provam que a ideia da reforma agrária tem efeito positivo pra sociedade, pois para eles a conquista de terras significa a independência de um povo criativo e produtivo.

A pouco mais de cinco meses  o movimento sem terra  fechou uma importante parceria com a gestão municipal, com o objetivo de fechar o açude dos Leitões, todos se empenharam para ser possível essa conquista. E hoje os frutos desse empenho brota, dando retorno ao sonho do movimento, que é de garantir o sustento da própria terra.

As reservas do açudes são aproveitadas nas vazantes que dão vida a aproximadamente 20 equitares de terra, aqui se tem de tudo, legumes, frutas, como melancia, feijão, jerimum, tomate, Milho, coentro, pimentão, batata doce, entre tantos outros, que são consumidos na comunidade, vendidos na cidade, e futuramente sendo produto da agricultura familiar. Tudo isso de forma independente sem nenhum incentivo por exemplo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que não cumpre com sua obrigação.

asentamentomst asentamentomst1 asentamentomst2 asentamentomst3

taperoa.com / Cariri TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top