All for Joomla All for Webmasters

Taperoaense: Professor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, lança livro em parceria com professores da UFPB e UNESP no dia 30 de julho

O professor José Humberto Vilar da Silva nasceu em 1960 no município de Taperoá, é filho de Inácio Cordulino da Silva e Joana Vilar da Silva. Em Taperoá ele viveu e estudou até os 16 anos de idade. Suas primeiras aulas foram no antigo Colégio Pedro de Farias (em frente ao Creta) fez parte da turma pioneira deste colégio em 1965, depois estudou na Escola Ismênia Machado (onde hoje é a Travessa Martin Simões) e fez o ginásio (primeiro grau) no Colégio Félix Daltro. Os maiores exemplos de mestre para ele foram as minhas primeiras professoras,entre elas destaco as irmãs Marilda Menezes Siqueira e Zélia Menezes. Depois, mudou-se para Campina Grande onde frequentou o Colégio Alfredo Dantas, Colégio da Prata e o Cursinho Campinense. Formou-se em 1987 no Curso de Zootecnia pelo Centro de Ciências Agrárias, UFPB, Campus de Areia.

Depois, o Prof. Humberto fez o mestrado em 1991 na Universidade Federal de Viçosa, MG, e no dia 28 de novembro de 2004 ingressou no quadro docente da UFPB, no Campus de Bananeiras. O doutorado ele concluiu em 1999 em produção Animal também pela Universidade Federal de Viçosa e, atualmente, está cursando o seu Pós-Doutorado em Nutrigenômica na Universidade da Georgia, Estados Unidos.

Cronologia da obra do professor

Este é o sétimo livro que esse taperoaense irá lançar. Os outros seis livros também foram escritos na área técnica de produção animal, o primeiro deles, os Anais do VII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias (VII CBICCA) foi publicado 1987, quando o professor Humberto, ainda, era estudante de Graduação em Zootecnia no Campus de Areia. No ano de 1996, ele publicou uma cartilha ilustrada ensinando passo a passo como criar aves. Mais tarde, no ano 2000, ele publicou a 1ª. edição do livro “Criação de Frangos e Galinhas Caipiras” pela Editora Aprenda Fácil em parceria com Prof. Albino da Universidade Federal de Viçosa.

Em 2005, ele dá o passo mais ousado na sua carreira ao lançar a 1ª. Edição da Tabela de Exigências Nutricionais de Codornas sob os auspícios do Departamento de Agropecuária da UFPB em Bananeiras. Chegando em 2007, a 2ª. edição do Livro “Criação de Frangos e Galinhas Caipiras” é lançada. Em 2009, a primeira tabela mundial específica de “Exigências Nutricionais de Codornas” foi lançada por ele em parceria com o Prof. Fernando Guilherme Perazzo Costa da UFPB, pela Editora FUNEP de Jaboticabal-SP. Esta tabela tem sido muito utilizada pelos pesquisadores e pela indústria de rações de codornas de todo Brasil para definir os níveis nutricionais para estas aves.

No presente, ele se prepara para lançar a obra mais relevante do seu currículo, o livro “Nutrição de Não Ruminantes” que foi editado por ele próprio e mais quatro professores: Profa. Nilva Kazue Sakomura, Prof. João Batista Kochenborguer Fernandes, Prof. Luciano Hausschild todos da UNESP, Campus de Jaboticabal-SP, e o Prof. Fernando Guilherme Perazzo Costa da UFPB. O professor Humberto ainda assina como autor de cinco capítulos desta obra.

O livro terá lançamento no próximo dia 30 de julho dentro da programação da Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia de 2014, que este ano será realizada em Aracaju, Sergipe.

Antecedentes histórico da obra a ser lançada

A ideia inicial do livro foi anunciada em 2010 pelo professor José Humberto aos seus pares do Departamento de Agropecuária, Campus III da UFPB. Decorridos dois anos de trabalho, ele e o Prof. Fernando Perazzo resolveram convidar três professores da UNESP, Campus de Jaboticabal- São Paulo para se juntarem a equipe em virtude da saída do Prof. Humberto para o Pós-Doutorado em 2013. Finalmente, o livro está pronto a quem queremos agradecer o patrocínio das empresas Ajinomoto e Evonik, além do CNPq pelo suporte financeiro e a UFPB, nossa casa.

Os capítulos desta obra foram elaborados de forma colaborativa por inúmeros professores e pesquisadores nacionais e internacionais e conta com a participação de estudantes da Pós-Graduação em Zootecnia. Neles os leitores vão encontrar desde os temas básicos aos mais avançados em nutrição de não ruminantes. O livro pretende atingir um público alvo que inclui professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de empresas de pesquisas, técnicos de empresas privadas e o público em geral.

O livro será comercializado pela Editora FUNEP-Jaboticabal e pedidos podem ser encaminhados logo após o lançamento da obra pelo site da editora (http://www.funep.org.br/index_livraria.php).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top